domingo, 9 de agosto de 2009

Ser professor no filme Entre os Muros da Escola

Esperava mais deste filme, tão premiado. Vivemos num contexto muito semelhante em nossas escolas. Os professores se reúnem em conselhos de classes, reclamam dos alunos, buscam saídas, mas nem sempre as encontram. Em sala de aula vemos alunos desmotivados, sem interesse, agressivos e suas famílias não estão envolvidas no processo ensino-aprendizagem.
A meu ver os aspectos positivos deste filme estão relacionados ao fato de os professores se reunirem em conselho e discutirem coisas sobre os alunos e suas dificuldades na escola, o professor de francês valoriza o trabalho dos alunos através do auto-retrato e das fotos de um de seus alunos que é agressivo e problemático.
Os aspectos negativos estão no vocabulário do professor ao chamar as alunas de “vagabundas” e ao expulsar o colega agressivo da escola. Apesar de acreditar no progresso do aluno e nos avanços que ele teve durante o ano não foi capaz de mantê-lo na escola. Para mim também foi chocante a última cena do filme onde a aluna diz ao professor que não aprendeu nada e ele diz que no próximo ano ela aprenderá. Depois disso, vai jogar futebol como se nada tivesse acontecido, parecendo uma comemoração festiva “entre os muros da escola” que não ensina nada. A meu ver este professor mostra-se passivo ao discurso institucional e não luta para que sejam rompidos os “muros” entres as famílias, entre os próprios alunos e os mais importantes “os muros” entre o saber e não saber!

Nenhum comentário:

Postar um comentário