domingo, 2 de agosto de 2009

Ser Professor no Contexto Atual

Após assistir ao vídeo "Ser professor no Contexto Atual" apresentado pela professora Maria Helena Vagner Rossi salientei as seguintes questões por considerar fundamentais nas práticas pedagógicas atuais, em especial no ensino de artes.
Segundo, John Dewey, O professor deve despertar o entusiasmo e valorizar a capacidade de pensar nos alunos, pois assim estará priorizando o conhecimento nas crianças que, no atual contexto, não estão sendo preparadas para a vida. Concordo com Dewey, pois conhecimento, vida e educação devem andar juntos e fazerem parte do cotidiano das nas escolas.
Para Piaget o aprendizado deve ser construido pelo aluno e é na relação sujeito /objeto que deverá a contecer todo processo de aprendizagem. Vygotysk afirma que o professor deve ser um mediador da interação social entre o sujeito e o objeto, e salineta que quanto maior for a aprendizagem, melhor será o desenvolvimento da Zona de desenvolvimento proximal do sujeito.
Paulo Freire dizia com muita propriedade que "a leitura do mundo antecede a leitura das palavras" anunciando assim que o professor deve proporcionar a criticidade nos alunos através do desenvolvimento da curiosidade buscando a superação da consciência ingênua evidenciando a reflexão constante dos alunos e professores e valorizando sempre a formação constinuada dos docentes para que haja assim tal reflexão. Edgar Morim critica o curriculo fragmentado e afirma que os curriculos são fragmentados mas a vida não, para o autor os problemas do cotidiano devem estar incluídos no curriculo escolar, só assim haverá maior aprendizado. Enquanto as disciplinas não se relacionarem haverá muita dificuldade e aprendizagem do conteúdo será deficitária.
Concordo com Phellipe Perrenoud que defende o fato de o professor no contexto atual , estar em sintonia com seus alunos, o professor atual deve manter um diálogo constante com seus alunos, deve procurar conhecer o pensamento, o que sabem, como desejam aprender e o que hes intessa no momento em que estão vivendo. Este professor deve promover o desenvolvimento das competências dos alunos e também saber administrar sua própria formação profissional através da formação continuadae saber que ela não se encerra no curso de licenciatura. Ao contrário, o professor deve ser um professor pesquisador, como comenta o Antônio Nóvoa, falando em professor reflexivo.
Para mim a discussão sobre "Ser Professor no Contexto Atual" gira em torno desta questão principal: o professor atual deve ser um professor pesquisador que refelte sobre sua prática, que troca experiências com parceiros mais experiêntes ou menos experiêntes, mas que discute sua prática cotidiana, que aceita críticas e que se renova a todo instante ao se deparar com novas teorias e novas tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário