domingo, 9 de agosto de 2009

A Ação Pedagógica no contexto do filme Nascidos em Bordéis

Este filme para mim foi o mais bonito em termos de fotografia e trilha sonora. Apesar do contexto de miséria, de fragilidade social e afetiva das crianças ali descritas, numa Índia pobre e praticamente analfabeta, o filme me emocionou muito pela ação pedagógica da fotógrafa e cineasta que mesmo deixando claro que não era professora nem assistente social conseguiu produzir um filme onde realmente houve aprendizado e mudança de vidas das personagens envolvidas.
O aprender com sentido se fez muito presente neste filme. Diferente de outros contextos educativos e escolares a ação pedagógica no filme passa pela realidade social da vida cotidiana sem máscaras institucionais, onde o aprendizado se dá de maneira rica através do interesse das crianças e da necessidade de mudança de vida, de uma possibilidade de “sair” da condição de ser nascido num bordel, de ter uma mãe prostituta que só tem esta condição para criar seus filhos, de alimentá-los e de futuramente oferecer esta possibilidade de profissão para suas meninas. Mesmo fora de uma escola as crianças aprenderam a arte de fotografar e arte de mudar de vida...
Através da fotografa/ professora/artista as crianças conheceram um novo mundo, mas vistos sob o ponto de vista da própria criança. A meu ver, neste filme a ação da professora consegue lançar mão de muitas pedagogias sem entrar no “pedagogismo” acadêmico que busca uma nota, um conceito e uma aprovação no final do ano. As ações pedagógicas apresentadas no filme Nascidos em Bordéis, vão muito além de uma sala de aula, dos cadernos e do esvaziamento dos conteúdos programáticos. No filme está em jogo um aprendizado de mundo, vida prática. As crianças são convidas a aprenderem a viver, a valorizarem suas histórias e as transformarem em produções criativas e na real possibilidade de uma vida melhor.
Ser professora com uma visão de mundo, não idealista, mas idealizadora de novos horizontes, novas possibilidade de um viver, apesar das condições sociais do seu país de nascimento ou do “Distrito da Luz Vermelha” em que vivem é tornar possível um mundo de aprendizado realmente efetivo que venha acrescentar numa vida tão triste e sem perspectivas.
Para mim, nosso fazer educativo e pedagógico, nossas ações enquanto professores deveriam permear os sentimentos, as noções pedagógicas e humanitárias da professora descrita neste filme. É possível ensinar com criatividade, amor, entusiasmo, humanismo, idealismo, disciplina e com o enfrentamento da realidade nua e crua dos mais variados contextos educativos. É preciso ousar e não desistir nunca...

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